top of page

5 dicas de como aproveitar os períodos sazonais para faturar mais

Quem empreende sabe que as datas comemorativas são uma ótima oportunidade para faturar mais. Natal, Reveillon, Páscoa, Dia da Mulher, Dia das Mães…dentro do mundo do empreendedorismo determinam os períodos sazonais.

Sabemos que o sucesso de um negócio depende de muitos fatores, incluindo planejamento, estratégia e execução. Porém, é muito comum que alguns períodos apresentem um aumento significativo na demanda, enquanto outros, há uma queda acentuada.

Por isso, separamos 5 dicas para você, empreendedor, aproveitar os períodos sazonais e manter a rentabilidade do seu negócio. Confira!

1 - Planejamento

Pode parecer repetitivo, mas o planejamento é fundamental para lidar com períodos sazonais. É importante que o empreendedor se prepare para a variação de demanda com muita antecedência. Por exemplo, o Dia das Mães em maio deve estar com o planejamento fechado em março, para dar tempo de obter sucesso. Isso inclui planejar o estoque, a contratação de funcionários temporários e até mesmo a elaboração de campanhas de marketing específicas.

2 - Diversificação de produtos ou serviços

Se o seu negócio depende de um único produto ou serviço é interessante buscar outras opções para acrescentar nas vendas nos períodos sazonais. No caso da Fini Franquias, por exemplo, a gente explora muito os produtos ligados à ocasião como o Beijo na época do Dia dos Namorados, o Marshmallow a gente reforça para campanhas de inverno e por aí vai.

No caso da Fini, é importante lembrar que a própria marca faz collabs com outras marcas a fim de renovar seus públicos. Isso é um ponto positivo que deve ser considerado para quem quer investir e empreender em algum negócio.

3 - Promoções e descontos

O brasileiro em si, é um público que ama um desconto. Essa é a maior deixa para o empreendedor aproveitar os períodos sazonais para lançar promoções e faturar mais. Isso pode ajudar a atrair novos clientes durante o período de baixa demanda e manter o fluxo de caixa.

4 - Fidelização de clientes

Fidelizar clientes é uma estratégia importante para manter uma demanda constante ao longo do ano. Oferecer programas de fidelidade, descontos exclusivos e até mesmo brindes pode incentivar os clientes a voltarem ao seu negócio após os períodos sazonais. #FicaADica

5 - Ajuste de preços

Durante os períodos sazonais, vale considerar um ajuste nos preços dos produtos e serviços para maximizar o lucro. Por outro lado, nos períodos de baixa demanda, vale reduzir os preços para atrair clientes. A dica aqui é a gestão ter um olhar empreendedor para o seu nicho e monitorar essa variação de perto.

Gostou das nossas dicas?

Se você busca investir em algo próprio ou até mesmo em uma franquia, é preciso ter um conhecimento de mercado, principalmente dos períodos sazonais que “comandam” as vendas do cenário no nosso País.

Lembre-se de que o planejamento antecipado é fundamental para lidar com os períodos sazonais.

Boa Sorte!


92 visualizações0 comentário
bottom of page