Recentemente, foi ao ar o quinto episódio do InFINItas Ideias e o bate-papo da vez foi com Américo José (@americotc), sócio-diretor da Cherto.
Com décadas de experiência, Américo compartilhou insights valiosos sobre os setores de varejo, atendimento ao cliente, empreendedorismo e franquias.
Confira abaixo alguns destaques do que rolou por lá!
GESTÃO DE FRANQUIAS: POR QUE IMPORTA?
A conversa tem início com o host fazendo uma pergunta sobre o desafio de gerenciar equipes em uma franquia. Américo, atualmente sócio-diretor de uma empresa de consultoria, enfatiza a importância de selecionar indivíduos com o perfil adequado para cada posição, ou seja, pessoas que estejam alinhadas com a visão da marca.
Além disso, Américo destaca a relevância de proporcionar treinamento aos franqueados, preparando-os para enfrentar os diversos desafios e obstáculos que podem surgir na gestão de uma franquia.
“Motivação sem conhecimento não tem leva a lugar nenhum”
POR QUE O BRASIL NÃO TEM “GRANDES” REDES DE FRANQUIAS?
A conversa continua com uma análise sobre a situação das franquias no Brasil. Tendo em vista que, apesar de o país ter alguma tradição no mercado de franquias, ainda não parece ter uma presença robusta em termos de número de franquias por marca.
Américo explica que a maneira como algumas marcas lidam com o modelo de franquia, muitas vezes, passa uma falsa impressão às pessoas que investem em um projeto que não tem capacidade de crescimento real.
"Para tocar um projeto de franquia, é preciso duas coisas: o coração dizer que "sim" e a razão dizer que "sim"
A disparidade no mercado de franquias surge, então, devido à falta de preparação e planejamento adequados.
Américo enfatiza a importância da preparação e aconselha que, acima de tudo, é fundamental tomar decisões com responsabilidade, estudar o mercado minuciosamente e investir em bases sólidas e que sustem o negócio.
A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UMA FRANQUIA BEM ESTRUTURADA
Após discutir brevemente sobre a necessidade de alinhamento de expectativas entre a franquia e o franqueado, Américo ressalta a importância da estrutura em uma franquia, que abrange diversos aspectos, como a gestão, o treinamento, a assistência de campo e o marketing.
Ele também destaca como a oferta de diferenciais, seja no produto ou na forma de prestação de serviços, pode ser a chave para alcançar a tão desejada visibilidade no mercado.
“A empresa tem que ter corpo e alma”
EXPANDIR A MARCA SOZINHO OU COM FRANQUEADOS: QUAL É O MODELO IDEAL?
Para Américo, o empreendedor que possui uma marca e deseja expandir seu negócio deve, antes de tudo, definir claramente o propósito por trás dessa expansão.
Ter metas bem estabelecidas e um planejamento sólido é fundamental, pois isso proporcionará a motivação e as ferramentas necessárias para alcançar patamares significativos.
Américo enfatiza que a motivação adequada não se limita apenas ao desejo de ganhar dinheiro. Alinhar as expectativas e agir de forma consciente são as chaves para evitar frustrações e não se tornar apenas mais um player no mercado.
Confira o episódio na íntegra:
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