top of page

InFINItas Ideias #05 – Confira como foi a conversa com Américo José, sócio-diretor da Cherto



Recentemente, foi ao ar o quinto episódio do InFINItas Ideias e o bate-papo da vez foi com Américo José (@americotc), sócio-diretor da Cherto.


Com décadas de experiência, Américo compartilhou insights valiosos sobre os setores de varejo, atendimento ao cliente, empreendedorismo e franquias.


Confira abaixo alguns destaques do que rolou por lá!


GESTÃO DE FRANQUIAS: POR QUE IMPORTA?

A conversa tem início com o host fazendo uma pergunta sobre o desafio de gerenciar equipes em uma franquia. Américo, atualmente sócio-diretor de uma empresa de consultoria, enfatiza a importância de selecionar indivíduos com o perfil adequado para cada posição, ou seja, pessoas que estejam alinhadas com a visão da marca.


Além disso, Américo destaca a relevância de proporcionar treinamento aos franqueados, preparando-os para enfrentar os diversos desafios e obstáculos que podem surgir na gestão de uma franquia.


“Motivação sem conhecimento não tem leva a lugar nenhum”

POR QUE O BRASIL NÃO TEM “GRANDES” REDES DE FRANQUIAS?

A conversa continua com uma análise sobre a situação das franquias no Brasil. Tendo em vista que, apesar de o país ter alguma tradição no mercado de franquias, ainda não parece ter uma presença robusta em termos de número de franquias por marca.


Américo explica que a maneira como algumas marcas lidam com o modelo de franquia, muitas vezes, passa uma falsa impressão às pessoas que investem em um projeto que não tem capacidade de crescimento real.


"Para tocar um projeto de franquia, é preciso duas coisas: o coração dizer que "sim" e a razão dizer que "sim"

A disparidade no mercado de franquias surge, então, devido à falta de preparação e planejamento adequados.


Américo enfatiza a importância da preparação e aconselha que, acima de tudo, é fundamental tomar decisões com responsabilidade, estudar o mercado minuciosamente e investir em bases sólidas e que sustem o negócio.


A IMPORTÂNCIA DE CONSTRUIR UMA FRANQUIA BEM ESTRUTURADA

Após discutir brevemente sobre a necessidade de alinhamento de expectativas entre a franquia e o franqueado, Américo ressalta a importância da estrutura em uma franquia, que abrange diversos aspectos, como a gestão, o treinamento, a assistência de campo e o marketing.


Ele também destaca como a oferta de diferenciais, seja no produto ou na forma de prestação de serviços, pode ser a chave para alcançar a tão desejada visibilidade no mercado.


“A empresa tem que ter corpo e alma”

EXPANDIR A MARCA SOZINHO OU COM FRANQUEADOS: QUAL É O MODELO IDEAL?

Para Américo, o empreendedor que possui uma marca e deseja expandir seu negócio deve, antes de tudo, definir claramente o propósito por trás dessa expansão.


Ter metas bem estabelecidas e um planejamento sólido é fundamental, pois isso proporcionará a motivação e as ferramentas necessárias para alcançar patamares significativos.


Américo enfatiza que a motivação adequada não se limita apenas ao desejo de ganhar dinheiro. Alinhar as expectativas e agir de forma consciente são as chaves para evitar frustrações e não se tornar apenas mais um player no mercado.


Confira o episódio na íntegra:


* * *


Gostou do assunto da conversa? Escrevemos um artigo a respeito do papel da franqueadora no crescimento de uma franquia. Clique aqui e confira agora mesmo.


Se quiser saber mais sobre os modelos de negócios da Fini Franquias, acesse: https://www.finifranquias.com.br/

40 visualizações0 comentário
bottom of page