top of page

InFINItas Ideias #10 – Confira como foi o bate-papo com Carol Martineli, a empreendedora por trás da renomada rede de franquias Carol Coxinhas



Recentemente, foi ao ar o décimo episódio do InFINItas Ideias, dessa vez trazendo mais um bate-papo incrível com a Carol Martineli, a empreendedora por trás da famosa rede de franquias Carol Coxinhas.  

A seguir, confira alguns destaques do que rolou por lá! O PONTO DE PARTIDA 

A conversa começou com o host perguntando à Carol de onde veio a inspiração para empreender e como se deu o início de sua jornada. Carol recordou que, devido às dificuldades financeiras que enfrentava na época com seu marido, enxergou o empreendedorismo como a solução.  

Então, Carol e seu marido decidiram investir em uma lanchonete falida, dedicando-se intensamente para reerguer e transformar o negócio. Ela mencionou o início desafiador, repleto de obstáculos, mas destacou que à medida que passaram a compreender melhor o funcionamento do empreendimento, a lanchonete começou a crescer e prosperar.

"A gente entendeu que não era de uma hora para outra. Era com pequenas ações e pequenos passos que se obtinha o resultado que se esperava."

APRENDENDO COM OS ERROS 

Com o passar do tempo e a lanchonete consolidada, surgiu uma nova oportunidade de negócio: um laticínio. Infelizmente, esse empreendimento acabou trazendo frustração e prejuízos, gerando riscos inclusive ao seu negócio principal.

Apesar do início bem-sucedido, logo a inexperiência no ramo começou atrapalhar o seu sucesso, que resultou na falência do seu negócio paralelo.

Graças à lanchonete, seu negócio principal, o casal conseguiu se reerguer e abraçar novas oportunidades, como a casa de sucos que, ao contrário do empreendimento anterior, foi um grande sucesso.

“Nesse momento, eu percebi que o que quebram são negócios e não pessoas."

Carol relata que, inicialmente, tinha a intenção de transformar esse novo empreendimento em uma franquia. No entanto, ela percebeu que o sucesso desse negócio estava fortemente ligado à sua própria gestão.

Por outro lado, dedicar-se simultaneamente aos dois negócios se revelou desgastante e inviável. Nesse período, ela recorda ter trabalhado 18 horas por dia. Era preciso pensar em uma nova solução.

O NASCIMENTO DA CAROL COXINHAS 

Ao perceber que o desafio não residia mais na área financeira, mas sim na gestão do tempo, Carol decidiu empreender em busca de uma solução. Utilizando como base o produto de maior sucesso em sua lanchonete – a coxinha –, ela realizou uma pesquisa de mercado e se deparou com a tendência emergente de coxinhas no copo.

Contudo, para viabilizar o novo negócio, Carol teve que vender sua lanchonete e apostar todas as fichas nesse empreendimento, no qual ela tinha o feeling de que seria um grande sucesso. E, de fato, ela estava certa. UMA FRANQUIA EM EXPANSÃO 

Com o sucesso de sua primeira unidade, Carol planejava expandir o negócio para uma franquia. Não demorou muito até que interessados em se tornarem franqueados surgissem.

Os primeiros foram um casal de ex-clientes de sua antiga lanchonete, que enfrentavam uma situação complicada, algo que Carol já havia vivenciado anteriormente. Após se compadecer por eles, Carol firmou sua primeira parceria, que dura até os dias de hoje. SUPERANDO A PANDEMIA 

Em pouco tempo, a rede Carol Coxinhas se firmou no mercado, oferecendo qualidade e uma experiência gastronômica única. Contudo, em 2020, a pandemia trouxe desafios significativos.

Com o lockdown, a possibilidade de dispensar franqueados abalou Carol profundamente. Em vez de desistir, ela encontrou na crise a oportunidade de tirar projetos do papel e manter seu negócio vivo e próspero.

“A gente achou que seria um fim, mas foi um recomeço” 

Com uma marca forte e consolidada, Carol apenas precisou incorporar novas estratégias em seu negócio e direcionar seus esforços para o serviço de delivery, que se revelou um canal excelente para manter normalmente suas operações.

Ao invés de dispensar funcionários e franqueados, Carol teve que contratar mais mão de obra, e sua rede de franquias não apenas superou os desafios impostos pela pandemia, mas também conseguiu prosperar significativamente.


MANTENDO-SE RELEVANTE EM UM NEGÓCIO COMPETITIVO 

Após contar como superou a pandemia, Carol compartilhou um pouco de sua visão sobre o mercado e como tem direcionado seus esforços para permanecer relevante em um setor tão competitivo.

Para ela, a chave do sucesso reside na qualidade do serviço e do produto, e, acima de tudo, em compreender profundamente o comportamento do seu consumidor. ***

Confira o bate-papo na íntegra: 

99 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page