4 dicas para fidelizar o cliente em sua loja

Fidelizar o cliente é a missão de quem empreende. Afinal, nada como ter um cliente que curte, procura e consome a sua marca.

Fazer com que o seu público seja fiel e continue comprando é o desafio de cada gestão, que precisa de um preparo maior para investir em planejamento, ações de marketing, qualidade e até tecnologia.

Clientes fidelizados são a base para o crescimento do seu negócio e, por isso, é importante você, gestor, estar mais atento, principalmente ao perfil do seu consumidor.

Fidelizar Clientes: veja 4 dicas infalíveis

1 - Boas experiências


Cliente insatisfeito reclama, já o satisfeito, fideliza. Essa não é uma regra, mas é uma afirmação que diz muito sobre como a gestão deve conduzir os procedimentos.

A dica que damos para fidelizar clientes é acompanhar de perto a condução de todos os serviços, atendimento e as vendas. Tudo isso para transpassar uma boa experiência aos consumidores, logo, eles se tornarem fiéis a sua marca.

Como no ditado popular “O olho do dono é que engorda o gado”, ou seja, tem que estar presente não só na condução dos trabalhos, mas também no feedback que o cliente passa. É a partir dessa junção de fatores que surgem as boas experiências e você consegue fidelizar o consumidor.


2 - Monitore o cliente

Para fidelizar o cliente, é preciso monitorá-lo, ou seja, saber o que ele pensa sobre a sua marca/produto. Quando esse consumidor tem boas experiências, ele também comemora e propaga de graça o seu serviço.

Hoje em dia, é possível ter uma visão do que o seu público diz sobre você através das redes sociais, que nada mais é do que a vitrine do seu negócio. Portanto, invista nos canais de relacionamento para poder monitorar e fidelizar o cliente.

3 – Antecipe-se nas resoluções de problemas

Antecipar-se é uma estratégia que garante o seu comprometimento com o consumidor. É importante que ele se sinta importante também e isso só acontece quando ele percebe que a opinião dele está reverberando. Invista em:


· mantê-lo atualizado da novidades do seu negócio;

· recomendar produtos e serviços de interesse dele;

· atualizar a equipe sobre as possíveis dúvidas que o cliente tiver;

· antecipe-se nas resoluções de problemas que podem surgir.

4 - Surpreenda-o


O cliente que gosta da sua marca é alguém participativo, que gosta de surpresas. Faça ações que cativem ainda mais esse público. Isso faz parte do combo fidelidade.

Sempre que puder, ofereça mimos, mande mensagens motivacionais e interaja com premiações. Garantimos que será um retorno mais que positivo ao seu negócio.


Agora que você já tem as dicas infalíveis para fidelizar o cliente, é hora de aplicar na sua gestão. Antes deles serem consumidores fiéis e comprarem de você, é importante que eles se tornem promotores da sua marca. Lembre-se: um cliente bem-sucedido faz parte de um negócio de sucesso.


A Fini trabalha para surpreender os clientes todos os dias, não é à toa que tem os clientes mais doces do mundo.


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