• Amper Energia Humana

3 dicas para acertar na contratação de novos funcionários

Atualizado: 13 de mai.

Se você é empreendedor, sabe que não tem como fugir da contrataçãode novos funcionários e colaboradores para ajudá-lo no crescimento do seu negócio. Mesmo não sendo uma tarefa fácil, é preciso atenção para poder contratar a pessoa que se adeque ao perfil da sua empresa.

Contratação de novos funcionários: como acertar no processo de seleção?

Antes de abrir o processo seletivo da sua empresa, é importante entender o colaborador como uma extensão dela, pois será através dele que a gestão conseguirá almejar o tão esperado sucesso.

Por isso, antes mesmo de iniciar o procedimento, enumere os pontos fracos e fortes do seu negócio para ver se a experiência dos candidatos se somará com a necessidade do momento. Será nesse olhar crítico que você, gestor, conseguirá trazer a inovação que está em déficit no seu empreendimento.

Por isso, separamos três dicas infalíveis para você se atentar na hora da contratação de novos funcionários.


1 - Definir o perfil da vaga e o método de divulgação


Definir o perfil da vaga é o primeiro passo na hora de iniciar a contratação de novos funcionários. Faça um planejamento e acrescente todas as características, habilidades e competências que o candidato precisa ter para compor a vaga.

Feito isso, você já pode montar o escopo da vaga com todas as exigências que se adequam à função que o novo colaborador executará. Lembre-se também que a forma de divulgação da vaga também faz parte do processo seletivo na hora da contratação de um novo funcionário. Hoje em dia, o LinkedIn tem sido uma referência para empresas de recrutamento. Ele funciona como uma rede social de trabalho, ou seja, foi criada para armazenar os feitos profissionais do usuário.


2 - Dinâmicas de recrutamento e observações do escopo de trabalho


Esse ponto também merece uma atenção especial. Na hora da entrevista com os candidatos, é essencial investir em dinâmicas assertivas na hora do recrutamento. Se você possui um setor de Recursos Humanos (RH), é praxe da área saber como conduzir algumas etapas do processo seletivo como, entrevistas individuais e coletivas, testes de competência e recepção do candidato.

Caso você abra uma franquia, por exemplo, peça orientação ao franqueado para auxiliar a sua unidade nesse momento. Geralmente, as franquias vêm com um sistema padronizado, o que facilita bastante os franqueados no procedimento de contratação de novos funcionários.

É nesta etapa que ambos devem esclarecer todos os pontos e observações necessárias para a contratação. Cite os desafios, obrigações e principais tarefas a serem feitas. Não se esqueça de pontuar o valor da remuneração, jornada de trabalho e informar os benefícios que a empresa oferece.


3 - Pense a longo prazo


Completar a então equipe dos sonhos depende muito da sua expectativa real na hora da contratação de novos funcionários. Por conta disso, enxergamos que o empreendedor deve pensar a longo prazo, ou seja, escolher um perfil que fixe e que cresça junto da empresa.

Pensar no futuro é uma decisão madura e racional na hora de contratar um colaborador para o seu negócio. Além disso, pensar dessa forma impede a taxa de rotatividade de funcionários, o que é fundamental para o bom desempenho do seu negócio.

Agora que você já tem algumas dicas, coloque-as em prática no momento da contratação. Conte com a Fini para auxiliar em todas as etapas de abertura de uma nova franquia.


Entre em contato com um de nossos consultores e, mesmo sem compromisso, faça uma avaliação para poder representar a franquia mais doce do mundo.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo