3 dicas para acertar na contratação de novos funcionários
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3 dicas para acertar na contratação de novos funcionários

Atualizado: 13 de mai. de 2022

Se você é empreendedor, sabe que não tem como fugir da contrataçãode novos funcionários e colaboradores para ajudá-lo no crescimento do seu negócio. Mesmo não sendo uma tarefa fácil, é preciso atenção para poder contratar a pessoa que se adeque ao perfil da sua empresa.

Contratação de novos funcionários: como acertar no processo de seleção?

Antes de abrir o processo seletivo da sua empresa, é importante entender o colaborador como uma extensão dela, pois será através dele que a gestão conseguirá almejar o tão esperado sucesso.

Por isso, antes mesmo de iniciar o procedimento, enumere os pontos fracos e fortes do seu negócio para ver se a experiência dos candidatos se somará com a necessidade do momento. Será nesse olhar crítico que você, gestor, conseguirá trazer a inovação que está em déficit no seu empreendimento.

Por isso, separamos três dicas infalíveis para você se atentar na hora da contratação de novos funcionários.


1 - Definir o perfil da vaga e o método de divulgação


Definir o perfil da vaga é o primeiro passo na hora de iniciar a contratação de novos funcionários. Faça um planejamento e acrescente todas as características, habilidades e competências que o candidato precisa ter para compor a vaga.

Feito isso, você já pode montar o escopo da vaga com todas as exigências que se adequam à função que o novo colaborador executará. Lembre-se também que a forma de divulgação da vaga também faz parte do processo seletivo na hora da contratação de um novo funcionário. Hoje em dia, o LinkedIn tem sido uma referência para empresas de recrutamento. Ele funciona como uma rede social de trabalho, ou seja, foi criada para armazenar os feitos profissionais do usuário.


2 - Dinâmicas de recrutamento e observações do escopo de trabalho


Esse ponto também merece uma atenção especial. Na hora da entrevista com os candidatos, é essencial investir em dinâmicas assertivas na hora do recrutamento. Se você possui um setor de Recursos Humanos (RH), é praxe da área saber como conduzir algumas etapas do processo seletivo como, entrevistas individuais e coletivas, testes de competência e recepção do candidato.

Caso você abra uma franquia, por exemplo, peça orientação ao franqueado para auxiliar a sua unidade nesse momento. Geralmente, as franquias vêm com um sistema padronizado, o que facilita bastante os franqueados no procedimento de contratação de novos funcionários.

É nesta etapa que ambos devem esclarecer todos os pontos e observações necessárias para a contratação. Cite os desafios, obrigações e principais tarefas a serem feitas. Não se esqueça de pontuar o valor da remuneração, jornada de trabalho e informar os benefícios que a empresa oferece.


3 - Pense a longo prazo


Completar a então equipe dos sonhos depende muito da sua expectativa real na hora da contratação de novos funcionários. Por conta disso, enxergamos que o empreendedor deve pensar a longo prazo, ou seja, escolher um perfil que fixe e que cresça junto da empresa.

Pensar no futuro é uma decisão madura e racional na hora de contratar um colaborador para o seu negócio. Além disso, pensar dessa forma impede a taxa de rotatividade de funcionários, o que é fundamental para o bom desempenho do seu negócio.

Agora que você já tem algumas dicas, coloque-as em prática no momento da contratação. Conte com a Fini para auxiliar em todas as etapas de abertura de uma nova franquia.


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