top of page

InFINItas Ideias #02 – Confira como foi a conversa com Rodrigo Faria



No segundo episódio do InFINItas Ideias, o bate-papo foi com um veterano do mundo do franchising.


Com mais de 15 anos de experiência, Rodrigo Faria é Diretor de Franquias do Dia Group e Membro da Comissão de Lojas de Conveniência da ABF.


A conversa, que foi conduzida pelo host Patrick, foi recheada de histórias e insights valiosos.


Leia um pouco mais do que rolou por lá:

O INÍCIO NO MUNDO DAS FRANQUIAS

A conversa teve início com Rodrigo contando como começou no mundo do franchising, quando, após um bom período em busca de estágios na área de Relações Internacionais, foi aprovado em um projeto de internacionalização da Associação Brasileira de Franchising.


Rodrigo também conta que trabalhou simultaneamente na ABF, no Conselho Mundial de Franquias e na Federação Ibero-Americana, onde fez um “intercâmbio de experiências” e conheceu associações e empresas do mundo inteiro.

“Eu costumo dizer que tive a sorte de começar no berço do franchising – a ABF”

Nessa época, Rodrigo diz que teve a oportunidade de aprender e trabalhar com grandes marcas brasileiras que estavam se aventurando internacionalmente, conhecendo assim, a essência do franchising.

A SAÍDA DO MUNDO INSTITUCIONAL PARA O CORPORATIVO

Como Consultor de Franquias da Lego, Rodrigo saiu do Brasil rumo ao México para implantar um projeto da marca no país, experiência que relembra como extremamente transformadora.


Ele também aproveitou para pontuar que teve contato com empresas do ramo da educação no Vale do Silício, quando esteve em Palo Alto, nos Estados Unidos.


Quando retornou ao Brasil, Rodrigo diz que participou de um processo de revitalização de mercado do grupo Authentic Feet, onde criou um conceito de moda esportiva — dobrando o faturamento da empresa.

O MERCADO BRASILEIRO DE FRANQUIAS 20 ANOS ATRÁS

Ao ser questionado sobre o cenário nacional de franquias quando começou, há 20 anos, Rodrigo traçou o seguinte panorama:


“20 anos atrás não havia jurisprudência, nem cultura definida. O Brasil foi abrindo caminho e alcançou os mercados globais, eventualmente se tornando uma referência de modelo em franchising”.

Rodrigo também diz que o brasileiro entendeu que um modelo de negócio onde se soma esforços te permite perseverar e ter mais longevidade na atuação.


"Para mim, franchising é isso: somar forças para fazer um trabalho mais consolidado"

OS OBSTÁCULOS QUE GRANDES FRANQUIAS ENFRENTARAM AO VIR PARA O BRASIL

Rodrigo compartilhou um pouco de sua visão a respeito das grandes marcas internacionais que abriram franquias no Brasil, mas que fracassaram inicialmente.


A questão, para o convidado, é que essas empresas não entendiam a realidade brasileira e não tropicalizaram seus produtos.


Foi somente ao se reajustarem à nossa realidade, e mudarem seus modelos de gestão que essas grandes marcas conseguiram prosperar em nosso país.

MARCAS BRASILEIRAS X INTERNACIONALIZAÇÃO: O QUE CONSIDERAR?

Para que não cometam os mesmos erros das marcas internacionais citados no tópico anterior, Rodrigo salienta que todos devem se certificar de que estão preparados e cientes da legislação, cultura e registro da marca. Fatores externos também fazem parte da estratégia de negócios, pontua.


Além disso, para ele, persistência, flexibilidade e escutar as necessidades do público são fatores cruciais para que uma franquia obtenha sucesso.

VIVÊNCIA COMO CONSULTOR DE UMA GRANDE MARCA

Durante determinado trecho do episódio, Rodrigo compartilhou um pouco sobre sua experiência como Consultor e como foi trabalhar na Lego.

"Eu acredito que o consultor possui a função mais importante de uma franqueadora. Se ele faz bem esse trabalho, ele está realmente preparado para assumir qualquer gestão de canal dentro de uma empresa”.

Ele revela que atuou em um projeto educacional, onde pôde desenvolver trabalhos em escolas e faculdades. Além disso, o convidado contou mais a respeito do potencial das peças de Lego como ferramentas e materiais didáticos/pedagógicos.

MOMENTO ATUAL COMO DIRETOR DE FRANQUIAS

No final do episódio, Rodrigo nos contou um pouco sobre seu momento atual como Diretor de Franquias do Dia Group, onde ele garante que está usando todo seu know-how e multiplicando a “receita de bolo” que aprendeu e aperfeiçoou durante sua carreira.

Confira o episódio na íntegra:


Se quiser saber mais sobre os modelos de negócios da Fini Franquias, acesse: https://www.finifranquias.com.br/

81 visualizações0 comentário
bottom of page