top of page

InFINItas Ideias #06 – Confira como foi a conversa com Adir Ribeiro, CEO da Praxis Business


Recentemente, foi ao ar o sexto episódio do InFINItas Ideias, e o bate-papo da vez foi com Adir Ribeiro, que é palestrante, administrador de empresas, mentor, professor de escolas de negócios renomadas no Brasil, além de fundador e CEO da Praxis Business.


A seguir, você confere alguns destaques do que rolou por lá!

CONCILIANDO O TRABALHO E A VIDA PESSOAL

Após a apresentação do convidado, a host pergunta como ele tem conseguido conciliar suas inúmeras competências com a vida pessoal. Adir responde que se baseia em um princípio de Confúcio: "Escolha um trabalho que você ame, e não terá que trabalhar um único dia em sua vida."


Além disso, ele revela que, apesar de não deixar de ser um desafio, ter a perspectiva de ser feliz e realizado trabalhando naquilo que o completa é o que tem possibilitado conciliar seu trabalho e vida pessoal.


“Eu sou muito feliz e realizado nessa jornada. Há cerca de 30 anos, eu vivo no franchising e do franchising.

SUPERANDO O MEDO DE EMPREENDER

Após comentar brevemente sobre como descobriu sua vocação, Adir fala sobre o medo que as pessoas têm de empreender, um medo que, segundo o próprio, ele também experimentou.


"Na jornada do empreendedorismo, você descobre diversas habilidades que possuía, mas não sabia”.

Empreender é uma jornada desafiadora, repleta de riscos e que exige coragem. No entanto, ao mesmo tempo, pode oferecer lições valiosas e gratificantes àqueles que optam por trilhar esse caminho.


TRANSFORMANDO ALGO COMPLEXO EM UMA COISA PRÁTICA

Falando um pouco sobre a Praxis Business, Adir explica o conceito por trás do trabalho que ela realiza, sendo uma consultoria em modelos de negócio e desenvolvimento humano para o Franchising, Varejo & Canais de Vendas.


A experiência adquirida por Adir trabalhando com franqueadoras e franqueados diariamente é valiosa, pois permite que ele desenvolva técnicas de consultoria mais eficazes, proporcionando melhores resultados aos seus clientes.


Isso destaca a importância da experiência prática e do conhecimento contínuo na prestação de serviços de consultoria bem-sucedidos.

OS 6 PILARES DE UMA FRANQUEADORA DE EXCELÊNCIA

Sobre “cultura do franchising”, Adir compartilha quais são os 6 pilares que sustentam uma franqueadora de excelência e que, portanto, devem ser levados em consideração no desenvolvimento da franquia. Confira quais são:


  • 1 - Modelo de Negócios

O 1º pilar diz respeito à garantia de que o modelo de negócios da franqueadora esteja atualizado, tenha governança, tenha um modelo operacional e financeiro bem definido e seja adaptado ao ambiente digital. Além disso, o modelo de negócios deve ser capaz de se adaptar e dialogar com tendências como omnicanalidade, vendas por WhatsApp, mídias sociais e outros canais relevantes.

  • 2 - Expansão e Implantação

o 2º pilar aborda a estruturação dos processos de expansão e implantação, visando à eficiência e ao alinhamento com os objetivos do franqueado e da franqueadora.

  • 3 – Suporte e Capacitação

O 3º pilar diz respeito à importância do suporte contínuo e da capacitação para garantir que os franqueados estejam bem preparados e recebam o apoio necessário para o sucesso de suas operações.


  • 4 – Capital Humano

o 4º pilar enfatiza a importância de investir no desenvolvimento do capital humano, tanto interno quanto dos franqueados, para garantir que todos na rede estejam capacitados para atingir os melhores resultados.


  • 5 – Marketing e Comercial

o 5º pilar é sobre a importância de uma estratégia de marketing sólida e de atividades comerciais eficazes para impulsionar o sucesso da franqueadora, alcançando e atendendo às necessidades dos clientes de maneira eficiente, que envolvem tanto o posicionamento de produto como campanhas de marketing eficientes.


  • 6 – Cultura e Engajamento

O 6º e último pilar de uma franqueadora de excelência envolve a criação e manutenção de uma cultura organizacional sólida e o engajamento dos franqueados com a missão, visão e valores da franqueadora.


Para Adir, uma cultura organizacional sólida e o engajamento dos franqueados são cruciais para o sucesso de uma franqueadora, pois criam uma base comum de entendimento e comprometimento com a marca, ajudando a manter a coesão e a consistência em toda a rede de franquias.


AS CARACTERÍSTICAS DE UM FRANQUEADO DE ALTA PERFORMANCE

Na reta final do episódio, Adir comenta das características de um franqueado de alta performance, enfatizando três soft skills fundamentais que ele prefere chamar de "human skills" (ou habilidades humanas): empreendedorismo, adaptabilidade e inteligência emocional.


Ele destaca a importância do desenvolvimento dessas competências para alcançar os melhores resultados.


“Na Praxis Business, a gente vive da prosperidade e da alegria dos nossos clientes”.

* * *

Confira o episódio na íntegra:

Se quiser saber mais sobre os modelos de negócios da Fini Franquias, acesse: https://www.finifranquias.com.br/

61 visualizações0 comentário
bottom of page