No final de maio, estreou o mais novo projeto da Fini Franquias, o “InFINItas Ideias”: um podcast feito especialmente para quem deseja aprender mais sobre o mundo do empreendedorismo e franchising.
Com episódios mensais, o InFINItas Ideias vai receber especialistas no assunto que vão contar um pouco de suas trajetórias, debater os temas mais quentes do mercado e compartilhar insights valiosos com os ouvintes.
E para começar com o pé direito, nada melhor do que uma conversa com um convidado especial, não é mesmo?
No episódio piloto, nosso host PH teve um bate-papo enriquecedor com o influencer e dono do maior canal de franquias do mundo, Raphael Mattos (@RaphaelMattosRM).
Confira um pouco do que rolou por lá:
TRAJETÓRIA
A conversa teve início com o convidado contando um pouco de sua trajetória e como, desde muito cedo, esteve inserido no mundo das franquias e do empreendedorismo, tendo como referência a família, principalmente seu pai e avô.
Aos 18 anos, Raphael conta que ganhou uma bolsa de atleta e foi estudar Administração nos Estados Unidos, onde morou por 4 anos e conheceu o berço do empreendedorismo.
Recém-formado, retornou ao Brasil com sede de empreender, o que o levou a investir em seu primeiro negócio: uma assistência técnica de iPhones.
“Eu tenho isso comigo, que o tempo entre a ideia e a execução deve ser o mais curto possível.”
O influencer relembra que esse negócio foi uma grande escola para ele, já que aprendeu na prática – e na marra – muitos conceitos e competências que não foram ensinados na faculdade.
Apesar do sucesso da assistência, Raphael diz que nessa época sofreu a primeira desilusão, onde houve conflitos de valores, ideais e do futuro do negócio com seu sócio.
De volta a Recife e com a sociedade desfeita, ele conta que decidiu seguir o conselho inicial de seu pai, um emprego em uma multinacional para aprender como funcionava a estrutura de um grande negócio.
Ao se candidatar a algumas vagas e programas de trainee, conseguiu emprego em uma líder global em auditoria, empresa onde pôde evoluir como profissional e expandir o seu repertório.
DESENVOLVENDO UMA IDEIA: A HISTÓRIA DA PREMIAPÃO
Há 7 anos, com a experiência que adquiriu, Raphael enxergou potencial de negócio em uma franquia de Marketing Promocional em saquinhos de pão, onde seria possível desenvolver um negócio inovador, mas que também gerasse valor ao franqueado através de uma proposta única.
“O meu propósito tem sido deixar a minha marca e causar um impacto positivo no próximo, porque empreender é sobre isso.”
Então, ao analisar bem os modelos de mercado e as estratégias disponíveis, Raphael decidiu investir na criação de mecanismos que recompensassem os franqueados e tornassem a relação de negócios mais justa e satisfatória, criando, assim, um vínculo mais forte e duradouro.
O CENÁRIO DAS FRANQUIAS NO BRASIL
Dando continuidade à conversa, ele compartilha a sua visão do atual mercado no Brasil, destacando os pontos de fragilidade e apontando alternativas que ofereçam menos riscos para quem sonha em empreender.
Segundo ele, apostar em uma franquia consolidada e com estrutura robusta é uma opção viável e com mais chances de sucesso.
Raphael reforça que investir e trabalhar naquilo que você ama também faz parte da construção de um negócio bem-sucedido.
“O que vai potencializar o ganho do negócio não é só o produto que é vendido, nem o modelo de negócio por trás daquilo, é a motivação do dono.”
DE EMPREENDEDOR À INFLUENCIADOR
Ao ser questionado sobre a ideia de criar o seu canal no YouTube, ele conta que identificou a oportunidade a partir da falta de canais especializados no segmento de franquias, visando fornecer dicas e informações, de modo que potenciais empreendedores se tornassem franqueados.
O convidado também aproveitou para comentar como foi a transição de empreendedor para influencer e como teve que se reinventar para acompanhar a demanda e o crescimento do canal, que atualmente é o maior do mundo sobre o tema.
PRÓXIMOS PASSOS E NOVOS PROJETOS
Raphael dedicou um tempo para falar sobre seu novo projeto, o Scale Club: uma imersão focada em Franchising, Digital & Growth, desenvolvida para ajudar empreendedores a transformarem seus negócios e escalarem através do mercado de franquias.
Ele também contou que um livro sobre o tema será lançado em breve.
FINI x FRANQUIAS
Na reta final do episódio, foi a vez do host responder a uma pergunta do convidado: por que uma marca como a Fini enxerga o mercado de franquias como um canal relevante?
PH lembrou que a Fini é uma marca multicanal, que sempre apostou em soluções lúdicas, inovadoras e únicas para impactar seus clientes.
No caso dos quiosques, além de ser um ótimo modelo de negócio, tem sido uma oportunidade de oferecer uma experiência exclusiva e diferente aos consumidores.
Confira o episódio na íntegra:
Se quiser saber mais sobre os modelos de negócios da Fini Franquias, acesse: https://www.finifranquias.com.br/
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