Por Patrick Galletto
Se pensou na décima sexta letra do alfabeto grego Π, ou na constante matemática π, ou até mesmo no personagem principal do filme Life of Pi (no Brasil As Aventuras de Pi), saiba que acertou em todas, porém aqui tratamos de outro significado: Pi por Parceiro influente.
Há pouco evoluímos de chefe para líder, numa onda que listava as diferentes características de um em relação ao outro. Isso soa meio ultrapassado, não acham? E tem gente que ainda tem coragem de entrar numa sala e relacionar essas clássicas diferenças, que eu já não suporto mais, pois fica latente a necessidade de adequação do termo “líder” ou pelo menos de sua acepção e dos comportamentos correspondentes aos nossos tempos, nos quais as gerações pós Y são líderes de si próprias, promissoras PJs e utópicas empreendedoras.
Que tal Pi? Sei lá, talvez seja uma pedra bruta, mas me ajudem, bora lapidar...
Parceria = relação de colaboração entre duas ou mais pessoas com vista à realização de um objetivo comum.
Influência = ação e efeito que uma pessoa exerce noutra.
Um parceiro sem influência não lidera.
Influência sem parceria não pode ser liderança.
Embora liderança seja uma característica humana passiva de aperfeiçoamento ou de adaptação situacional, que independe de posição social ou hierárquica para ser exercida estratégica ou espontaneamente, que mistura arte e ciência, nunca foi fácil praticá-la de forma consistente e eficaz, tampouco em contextos tão complexos.
O fato é que o caos está instalado no mundo, nas empresas e entre nós, para tanto, feliz é aquele que o compreende e bem o administra, gerando sentido, valores e conexão em seu grupo. Sábio aquele que dispor conscientemente do Logos, do Pathos e do Ethos em suas relações, pois esses três pilares sustentam o templo da influência.
Liderar é um aprendizado sem fim, um líder está sempre se preparando para ser um, enquanto lida com a pessoa que já é, portanto tem sangue correndo nas veias, fases boas e más, o direito de errar, sentir insegurança, raiva e medo.
Controle é uma ilusão, influencie e aceite ser influenciado, seja parceiro e facilite a jornada das pessoas conectadas a você, sobretudo as que têm chegadas em comum, tornando essa prova menos difícil e mais alegre, e quem sabe torne-se humano.
Comentários